A Parte que Mais Gostamos

Cada casal que vem conhecer o Casarão Penedo traz na bagagem ideias, propostas e muitos planos para elaborarmos juntos o casamento perfeito. E junto com cada um deles vem também as suas histórias.
Essa é a parte que mais gostamos. Ouvi-los, observá-los, e conhecer um pouquinho do motivo daquele brilho no olhar transforma o nosso trabalho em algo muito além do profissional. É uma oportunidade de fazermos parte daquela história, de entrarmos para as lembranças daquela família e de estarmos ali, para sempre, naquelas memórias.
Existe algo mais valioso na vida do que as nossas memórias? Quantas vezes não pensamos como gostaríamos que aquele momento fosse eterno? E, por fim, não deixa de ser, pois ficará para sempre na nossa história de vida.
Nessas idas e vindas, o Casarão Penedo entrou em muitas histórias. Felizes e outras nem tanto, claro. Mas dizem que só devemos guardar as coisas boas. E por aqui esse é o nosso lema!
Revirando os nossos arquivos e alguns livros sobre a colônia finlandesa de Penedo, descobrimos que esse envolvimento com casamentos não é de hoje. Parece que estava no nosso destino.

Casamento de Ethel Bertell e Frans Fagerlund, realizado em 1929 no Casarão Penedo.

A emigração finlandesa para Penedo começou em 1929, e já naquele ano, exatamente no dia 26 de outubro, fomos palco do primeiro grande acontecimento da colônia: o casamento de Ethel Bertell e Frans Fagerlund. O registro consta no livro “Penedo: uma utopia finlandesa”, de Sergio Moraes Rego Fagerlande, que vem a ser neto desse casal e filho do primeiro finlandês a nascer em solo penedense, nesse mesmo Casarão, em um quarto com uma das janelas que dá para as montanhas, as mesmas montanhas que ajudam a tornar o nosso jardim em um cenário encantador.
Já naquela época os preparativos para um casamento davam sinais de modernidade, por assim dizer. Os convidados vestiam suas melhores roupas, sendo as mulheres os seus trajes tradicionais. Em uma foto histórica, 88 pessoas posam para o registro em frente ao Casarão. Os homens em pé ao fundo, algumas mulheres sentadas, com seus bebês no colo, e, lá na frente, bem no meio, um jovem casal com seus sonhos.
Os desejos são únicos. Mas em cada um desses casais que já passaram por aqui, que já nos contaram suas histórias, percebemos sempre um denominador comum: o amor, porque sem ele, a nossa história, individual e ao mesmo tempo coletiva, não seria a mesma.
Seja bem-vindo ao Casarão Penedo! Teremos o maior prazer em fazer parte da sua história! Agende a sua visita!
Top