A Historia do Casarão

A Rainha do Café, dona Maria Benedita Gonçalves

O Casarão Penedo é a sede da antiga Fazenda Penedo, uma fazenda do ciclo do café erguida em 1836 por  Maria Benedita Gonçalves conhecida no Vale do Paraíba como “ A Rainha do Café”. Mulher que apesar de analfabeta era proprietária de várias fazendas de café nesta região, possuía grande influência, era amante da cultura e organizadora de grandes eventos.

O local do Casarão Penedo foi escolhido pela proximidade ao Pico do Penedo( que deu o nome à fazenda), ao bom curso d’ água que passa nos fundos do Casarão( o rio das Pedras), pelas terras férteis, e principalmente por uma vista deslumbrante.

O Casarão Penedo encontra-se no sopé da majestosa Serra da Mantiqueira, com vista para o vale do Paraíba. Neste cenário é possível fazer uma viajem no tempo e imaginar as belas comemorações que aconteceram aqui. Por incrível que pareça, Maria Benedita Gonçalves possuía uma orquestra formadas por negros escravos que aprenderam a ler partituras com professores vindos da Europa. Supõem-se que muitos destes negros desceram para o Rio de Janeiro após a abolição da escravatura e lá deram início as escolas de samba  que conhecemos atualmente.

Por volta de 1900 a cafeicultura mudou-se para os Estados de São Paulo e Minas Gerais e o  Casarão Penedo torna-se propriedade do Mosteiro de São Bento. Aqui, os Monges Beneditinos faziam os seus retiros espirituais.  Este período não está bem documentado mas, podemos ter certeza de que os monges apreciavam a tranquilidade e a beleza natural do Casarão  e seus arredores.

O Casamento entre Frans Fagerlund e Ethel Bertell, em 1929 no Casarão

O Casamento entre Frans Fagerlund e Ethel Bertell, em 1929 no Casarão

Em 1929, começou uma época completamente nova no Casarão. Um pequeno grupo de imigrantes finlandeses  liderado por Toivo  Uuskallio, estava a procura de terras  para fundar uma colônia utópica onde pudessem plantar, colher e viver uma vida saudável e próxima à natureza. Este grupo apaixonou-se  por Penedo e, com um  grupo inicial de aproximadamente cem  finlandeses adquiriu toda a propriedade e se estabeleceu no Casarão.

Colonos Finlandeses fazendo ginastica na frente do Casarão

Colonos Finlandeses fazendo ginastica na frente do Casarão

Os imigrantes finlandeses possuíam as mais diversas habilidades que iam desde  o cultivo da terra às artes. O CasarãoPenedo tornou-se mais uma vez um lugar repleto beleza natural, atividades culturais e muitas festas. Muitos casamentos foram realizados aqui, o primeiro já em 1929. A  primeira sauna do Brasil foi construída no fundo do Casarão às margens do Rio das Pedras e as tradições finlandesas começaram a se enraizar em Penedo.

Os finlandeses  amavam a beleza tropical e começaram a transformar as terras empobrecidas pelo longo período do cultivo do café em grandes áreas arborizadas e belos jardins. Todo este exotismo e beleza criados pelos finlandeses deram início ao turismo que podemos apreciar  ainda hoje.

Na década de 40 os finlandeses venderam parte da Fazenda Penedo que passou a ser propriedade da Geigy do Brasil (atual Novartis).  Neste período, durante a Segunda Guerra Mundial,  o Casarão Penedo abrigou famílias que fugiam do totalitarismo na Europa. Uma  pequena fábrica de plantas medicinais  foi criada em Penedo, que empregava os refugiados e muitos dos imigrantes finlandeses.

6

Nos anos 50, o Casarão continuou a funcionar com um  elegante hotel. Hóspedes do Rio de Janeiro  e de São Paulo passaram a descansar e desfrutar dos banhos no Rio das Pedras e  da então exótica sauna. Os finlandeses de Penedo eram conhecidos como excelentes massagistas.  Seus costumes, culinária , danças e músicas foram as principais atrações.

Soile Viitaniemi-Peltola & Mika Peltola

Soile Viitaniemi-Peltola & Mika Peltola

Entre 1950 e 2000, o Casarão passou por vários proprietários brasileiros, sendo que cada um a sua maneira respeitava-o como um patrimônio de Penedo.   Em 2010 o Casarão Penedo volta a ser propriedade finlandesa. A família  Viitaniemi-Peltola, que também faz parte dos imigrantes de Penedo, está devolvendo ao Casarão a sua beleza e alegria original com muito esforço e dedicação. Hoje, o Casarão está aberto novamente  para todos  que  quiserem comemorar um momento importante repleto  de história e beleza.

Realizamos Casamentos, Festas de Aniversário, Bodas e Eventos Corporativos.

Seja bem-vindo(a)!

Top