A Historia do Casarão
O Casarão Penedo é a sede da antiga Fazenda Penedo, uma fazenda do ciclo do café erguida em 1836 por Maria Benedita Gonçalves conhecida no Vale do Paraíba como “ A Rainha do Café”. Mulher que apesar de analfabeta era proprietária de várias fazendas de café nesta região, possuía grande influência, era amante da cultura e organizadora de grandes eventos.
O local do Casarão Penedo foi escolhido pela proximidade ao Pico do Penedo( que deu o nome à fazenda), ao bom curso d’ água que passa nos fundos do Casarão( o rio das Pedras), pelas terras férteis, e principalmente por uma vista deslumbrante.
O Casarão Penedo encontra-se no sopé da majestosa Serra da Mantiqueira, com vista para o vale do Paraíba. Neste cenário é possível fazer uma viajem no tempo e imaginar as belas comemorações que aconteceram aqui. Por incrível que pareça, Maria Benedita Gonçalves possuía uma orquestra formadas por negros escravos que aprenderam a ler partituras com professores vindos da Europa. Supõem-se que muitos destes negros desceram para o Rio de Janeiro após a abolição da escravatura e lá deram início as escolas de samba que conhecemos atualmente.
Por volta de 1900 a cafeicultura mudou-se para os Estados de São Paulo e Minas Gerais e o Casarão Penedo torna-se propriedade do Mosteiro de São Bento. Aqui, os Monges Beneditinos faziam os seus retiros espirituais. Este período não está bem documentado mas, podemos ter certeza de que os monges apreciavam a tranquilidade e a beleza natural do Casarão e seus arredores.
Em 1929, começou uma época completamente nova no Casarão. Um pequeno grupo de imigrantes finlandeses liderado por Toivo Uuskallio, estava a procura de terras para fundar uma colônia utópica onde pudessem plantar, colher e viver uma vida saudável e próxima à natureza. Este grupo apaixonou-se por Penedo e, com um grupo inicial de aproximadamente cem finlandeses adquiriu toda a propriedade e se estabeleceu no Casarão.
Os imigrantes finlandeses possuíam as mais diversas habilidades que iam desde o cultivo da terra às artes. O CasarãoPenedo tornou-se mais uma vez um lugar repleto beleza natural, atividades culturais e muitas festas. Muitos casamentos foram realizados aqui, o primeiro já em 1929. A primeira sauna do Brasil foi construída no fundo do Casarão às margens do Rio das Pedras e as tradições finlandesas começaram a se enraizar em Penedo.
Os finlandeses amavam a beleza tropical e começaram a transformar as terras empobrecidas pelo longo período do cultivo do café em grandes áreas arborizadas e belos jardins. Todo este exotismo e beleza criados pelos finlandeses deram início ao turismo que podemos apreciar ainda hoje.
Na década de 40 os finlandeses venderam parte da Fazenda Penedo que passou a ser propriedade da Geigy do Brasil (atual Novartis). Neste período, durante a Segunda Guerra Mundial, o Casarão Penedo abrigou famílias que fugiam do totalitarismo na Europa. Uma pequena fábrica de plantas medicinais foi criada em Penedo, que empregava os refugiados e muitos dos imigrantes finlandeses.
Nos anos 50, o Casarão continuou a funcionar com um elegante hotel. Hóspedes do Rio de Janeiro e de São Paulo passaram a descansar e desfrutar dos banhos no Rio das Pedras e da então exótica sauna. Os finlandeses de Penedo eram conhecidos como excelentes massagistas. Seus costumes, culinária , danças e músicas foram as principais atrações.
Entre 1950 e 2000, o Casarão passou por vários proprietários brasileiros, sendo que cada um a sua maneira respeitava-o como um patrimônio de Penedo. Em 2010 o Casarão Penedo volta a ser propriedade finlandesa. A família Viitaniemi-Peltola, que também faz parte dos imigrantes de Penedo, está devolvendo ao Casarão a sua beleza e alegria original com muito esforço e dedicação. Hoje, o Casarão está aberto novamente para todos que quiserem comemorar um momento importante repleto de história e beleza.
Realizamos Casamentos, Festas de Aniversário, Bodas e Eventos Corporativos.
Seja bem-vindo(a)!